.Timemania

6 de fev. de 2009

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Ídolo


Romário
ROMARIO
Romário de Souza Faria
Posição: Atacante
Período: 1985 a 1988 e 2000 a ...

Revelado pelas divisoes de base do clube, onde se tornou artilheiro dos campeonatos de todas as categorias e campeao de quase todas elas, tendo marcado, até sua saida em 1988, 166 gols em 301 jogos, sendo que 116 dos gols foram marcados em 196 jogos pela equipe profissional. Formou com Roberto uma das duplas mais eficientes que já militaram no futebol carioca. Atacante habilidoso, de incrivel explosao, bom toque de bola e ótima impulsão, mesmo tendo baixa estatura (1,68m). É sempre um perigo constante, apesar de muitas vezes parecer desligado da partida. Depois de chegar à seleção em 87, foi vendido no ano seguinte, após o Vasco conquistar o bicampeonato carioca, para o PSV Eindhoven e continuou sendo artilheiro por todos os clubes e seleções das quais participou. Sua carreira culminou com o tetracampeonato mundial de 94 e o prêmio de melhor jogador da Copa.

Romário voltou ao Vasco no finalzinho de 1999 e fez sua re-estréia oficial em janeiro de 2000, no Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, do qual terminou co-artilheiro com três gols em quatro jogos. Atingiu a marca de 700 gols na sua carreira na primeira partida do Torneio-Rio São Paulo 2000, contra o Palmeiras, em São Januario.

No mesmo ano, o "Baixinho" foi o protagonista da Virada do Milênio. Com três gols, Romário ajudou o Vasco a vencer o Palmeiras por 4x3 e conquistar o título da Copa Mercosul. Além disso, o eterno camisa 11 levou o Gigante da Colina ao tetracampeonato brasileiro com um gol marcado em cada jogo das finais contra o São Caetano: o do empate em São Paulo (1x1) e o terceiro gol na vitória por 3x1 na partida de volta no Maracanã.

Mas foi no dia 20 de maio de 2007 que Romário galgou mais um importante degrau em sua vida. Na partida contra o Sport Recife pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário, o "Baixinho" teve frieza para converter com categoria uma cobrança de pênalti e completar 1.000 gols na carreira de jogador de futebol, marca até então alcançada somente por Pelé.

Seja o primeiro a comentar

Visitantes Recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Comentários

Seguidores